-
Arquitetos: OFFICE MUTO
- Área: 270 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Simone Bossi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto configura o espaço através do uso de um pátio enraizado tanto no terreno quanto na arquitetura circundante. Este pátio constitui a essência básica do edifício. Por um lado, o entorno de Vigla é caracterizado por seus numerosos currais tradicionais, compostos de volumes retangulares simples adjacentes a pequenos pátios que permitem aumentar o espaço de vida dos animais, associando o espaço interno a um espaço externo maior.
Por outro lado, o próprio espaço é definido como um local pouco comum que expõe o platô a ventos fortes, dando ainda mais relevância à arquitetura circundante. A utilização de um pátio em torno do qual o edifício poderia ser articulado permite criar um conjunto de sólida coerência formal, mas também ajuda a proteger dos ventos fortes para estender o espaço interior relativamente reduzido para um exterior muito mais generoso e menos dispendioso.
Seguindo essa lógica, cada elemento do projeto é materializado por um volume retangular simples conectado diretamente ao pátio, sem circulação secundária. Entre - e através - esses volumes, aberturas em direção à paisagem articulam a relação do pátio com o seu entorno.
As pedras utilizadas para construir as paredes foram extraídas do solo durante a escavação das fundações e da cisterna subterrânea que coleta água da chuva. Em seguida, associadas aos elementos de concreto necessários, elas juntas desenvolvem uma linguagem arquitetônica mineral simples, reforçando a horizontalidade do volume e a unidade do pátio.